29.11.07

José Bonifácio avisa: "TV Digital vai demorar pra pegar"

Apesar de curta e superficial, é bastante interessante ouvir o que Boni (o ex-chefão da Rede Globo) tem a dizer sobre a tal TV Digital.

Link - Sua vida digital - Entrevista com Boni sobre a TV Digital no Brasil

Basicamente, Boni diz que a TV Digital ainda vai demorar uns 30 anos pra "pegar" no Brasil. A constatação é quase óbvia: quem é que tem R$ 6 mil pra torrar numa tela gigante? E o pior: quem paga isso tudo só pra assistir novela em High Definition?

Estou com o Boni: aguardarei (e muito) para abandonar minha TV de 29" CRT. Afinal, vejo os programas perfeitamente, com qualidade excelente (digital TVA), consigo rodar meus DVDs muito bem e ainda posso rodar meu PlayStation 2 absolutamente sem problemas.

Outra coisa: tenho um pressentimento de que assim como as telas de Plasma, que já estão "obsoletas", as telas de LCD logo serão deixadas de lado. Basta ver o futuro, com telas de led orgânico ou mesmo as CRTs com tela fina, que logo aparecerão. E o melhor: mais qualidade por menos custo.

Mais: o middleware brazuca para a interatividade na TV Digital não está pronto. Logo, quem compra um set top box hoje logo terá dores de cabeça para atualização de firmware.

Se a gente pára pra pensar, é pouco benefício pra muito dinheiro.

Marcadores: